Evitar comprar lixo alimentar

O que não está na Roda dos Alimentos…
O que deve evitar comprar?


“Lixo Alimentar”

Não existem alimentos proibidos! No entanto, é aconselhável restringir o consumo de alimentos com uma elevada quantidade de gordura e/ou açúcar.


De facto, existem produtos alimentares que não possuem qualquer valor nutricional e que funcionam apenas como uma fonte de calorias, às quais chamamos de calorias vazias. Estes produtos alimentares, que designamos por “lixo alimentar”, correspondem aos alimentos que possuem um elevado valor energético (calórico) e um baixo valor nutricional.


Estes alimentos são ricos em gordura (mais de 40%, em vez de 25 a 30% que é o ideal) e em açúcar. Por outro lado possuem valores reduzidos de nutrientes reguladores e protetores como as vitaminas, os minerais, as fibras e os antioxidantes.


Deixe estes produtos para os dias de festa, assim também estará a poupar nas suas compras.



O que são calorias vazias?


Mesmo que a ingestão de alimentos seja excessiva, se não forem ingeridos todos os nutrientes indispensáveis e em quantidades adequadas de modo a obter um bom estado de saúde, poder-se-ão verificar deficiências nutricionais. De facto, é possível que uma pessoa com obesidade tenha ao mesmo tempo deficiências nutricionais.


Além de energia (calorias), o nosso organismo necessita diariamente e em quantidades adequadas de Hidratos de carbono, Gorduras e Proteínas, assim como de Vitaminas, Minerais e Água. De nada serve a quantidade se não houver qualidade.


É possível ingerir calorias sem nutrientes, o que designamos por calorias vazias!


O importante é ingerir diariamente alimentos de todos os grupos da Roda dos Alimentos, respeitando as proporções por ela indicadas e variar sempre que possível os alimentos dentro de um mesmo grupo.