Um pequeno-almoço barato e bom

Hora de acordar, hora de tomar o pequeno-almoço!


  • Comece sempre o seu o dia com o pequeno-almoço! – O pequeno-almoço deve ser realizado na 1ª meia hora do dia.

  • Não se esqueça, esta refeição deve ser realizada em família e preferencialmente em casa! – Proporciona mais um momento de convívio familiar e também traz vantagens económicas.

  • Um bom pequeno-almoço deverá corresponder a cerca de 20% da energia total do nosso dia.

  • O pequeno-almoço deve ser completo, variado e equilibrado, ser rico em hidratos de carbono de absorção lenta, em proteínas e com baixo teor de gorduras. Deverá incluir alimentos do grupo dos cereais e derivados, do grupo dos laticínios e do grupo da fruta. As fontes de cereais como o pão, as bolachas, as tostas ou os cereais de pequeno-almoço devem ser, de preferência, de cor escura, por serem mais ricos em fibras, vitaminas e minerais. Os laticínios são ricos em proteínas de alto valor biológico, pelo que devem fazer parte desta refeição, assim como, a fruta que confere vitaminas, minerais e fibras importantes ao nosso organismo.

  • Proporciona uma quantidade considerável de nutrientes, dificilmente recuperáveis ao longo do dia se for esquecido.

Pequeno-almoço em casa vs café


Tomar o pequeno-almoço fora de casa, em cafés ou confeitarias é uma opção que acarreta custos significativamente superiores e pode também ser sinónimo de um pequeno-almoço pouco equilibrado.

Preparar um pequeno-almoço de Rei é simples!


Um pequeno-almoço completo compreende alimentos de 3 grupos da Roda dos Alimentos:

LEITE e DERIVADOS
,
CEREAIS
e
DERIVADOS
e
FRUTA
.

Algumas sugestões para o seu pequeno-almoço
250 ml de leite Meio Gordo + 1 pão com compota + 1 peça de fruta
1 iogurte + 40 g de cereais de pequeno-almoço pouco açucarados + 1 peça de fruta
1 pão + queijo + 1 sumo de fruta natural (120 ml)
1 iogurte com fruta fresca + 4 tostas
250 ml de leite + fruta (1 peça de fruta) + 6 bolachas Maria/Torrada