Sopa como uma solução económica

Sopa é para todos...


A sua presença à mesa é obrigatória, pela sua riqueza nutricional e baixo valor calórico...

A sopa deve fazer parte de uma refeição completa, equilibrada e saudável e traz benefícios para a saúde, principalmente quando é o primeiro prato a ser servido. A ingestão de sopa de legumes, que tem baixa densidade energética, no início da refeição contribui para que não se verifique um excesso na ingestão de alimentos no prato principal e contribui para o aumento da ingestão de produtos hortícolas à refeição.

Verifique as vantagens da sopa:


• Elevado valor nutricional - rica em vitaminas e minerais – e baixo valor calórico.

• Combinação perfeita entre um elevado teor de fibras e de água o que contribui para uma maior saciedade e um melhor funcionamento intestinal.

• Na sopa consegue-se obter um maior aproveitamento das vitaminas e minerais, já que a água de cozedura não é desperdiçada.

Sopa “desportista”


Na prática de desporto de alto rendimento as necessidades energéticas estão aumentadas e a massa deve ser considerada como uma importante fonte de hidratos de carbono.

Sopa 1º Alimento (bebés)


Os caldos ou purés de legumes são um dos primeiros alimentos utilizados na diversificação alimentar. Na confeção da sopa deve adicionar 2,5-5 ml de azeite em cru e 10-15 g de carne, sem nunca adicionar sal. Deve começar-se por introduzir as carnes brancas (frango, peru e coelho) por volta dos 6 meses, e só mais tarde as carnes vermelhas (vitela e borrego). A quantidade deve aumentar progressivamente, iniciando-se com 10 g e alcançando-se os 30g.

Sopa Completa


É possível obter uma refeição nutricionalmente equilibrada tendo a sopa como único prato da refeição, desde que se adicione leguminosas e/ou carne. Uma ótima opção para os idosos que apresentem falta de apetite ou dificuldades de mastigação/digestão.

Sopa Saudável


Para crianças, adolescentes e adultos a sopa é muitas vezes o único veículo de ingestão de hortícolas. Adicionar leguminosas na sopa (feijão, grão...) é uma excelente forma de introduzir estes alimentos na sua alimentação.