Algumas sugestões de receitas

Açorda de pão com ovo e couve lombarda

Ingredientes (4 pessoas):

    ½ couve lombarda

    500g de pão de mistura

    4 ovos

    4 colheres de sobremesa de azeite

    5 dentes de alho

    1 ramo de hortelã, salsa ou coentros

    Sal e pimenta q.b.


Preparação:

Limpe a couve corte-a em pedaços lave-a e deixe escorrer. Coza a couve em água a ferver durante 12 minutos, escorra e guarde a água da cozedura. Corte o pão em pedaços e deite-o para uma tigela e de seguida regue-o com a água de cozedura da couve, morna até o pão ficar bem embebido. Descasque, pique os alhos e deite-os para um tacho juntamente com o azeite e leve ao lume. Deixe cozinhar até os alhos ficarem douradinhos. Junte a couve cortada em pequenos pedacinhos, e misture. Esmague bem o pão e junte-o ao tacho. Mexa bem, deixe ferver, tempere de sal e uma pitada de pimenta acabada de moer e misture. Abra um ovo de cada vez para uma taça e deite-o em cima da mistura. Tape o tacho e deixe cozinhar durante 5 minutos. Por fim polvilhe com hortelã, salsa ou coentros e sirva quente.

Sopa de legumes com feijão e arroz

Ingredientes (6 pessoas):

    300g de feijão vermelho ou outro cozido

    2 cenouras

    1 cebola

    2 dentes de alho

    2 nabos com rama

    1 couve portuguesa ou outra a gosto

    400g de abóbora

    80g de arroz carolino (grão médio)

    6 colheres de chá de azeite

    Sal q.b.


Preparação:

Descasque a cebola, as batatas, as cenouras, os nabos, os alhos e a abóbora e guarde a rama dos nabos. Corte a abóbora em pedaços, a cebola, as batatas, uma cenoura e um nabo. Lave tudo e deite para um tacho juntamente com 2,5 litros de água quente e leve ao lume. Deixe cozinhar durante 20 minutos. Entretanto, limpe a couve e corte-a em pedaços pequenos e corte também a rama do nabo em pedaços pequenos. Lave tudo e deixe escorrer, corte a outra cenoura em cubos e o outro nabo. Junte à sopa metade do feijão e reduza tudo a puré. Leve de novo ao lume, deixe ferver, junte o arroz e mexa. Deixe de novo ferver e junte a cenoura e o nabo cortados e deixe cozer por 5 minutos. Junte a couve e a rama do nabo, misture, deixe ferver. Junte o resto do feijão e tempere de sal deixando cozer por mais 10 minutos. No fim adicione o azeite e sirva quente.

Salada de alface, tomate, queijo fresco e nozes

Ingredientes (4 pessoas):

    1 alface média

    2 tomates maduros

    2 queijos frescos

    50g de miolo de nozes

    1 colher de chá de orégãos, coentros ou manjericão

    4 colheres de chá de azeite

    3 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto

    1 colher de café de mostarda

    Sal e pimenta acabada de moer q.b.


Preparação:

Limpe a alface corte-a em pedaços lave-a e deixe-a escorrer. Lave o tomate e corte-o em rodelas. Corte também o queijo fresco em rodelas. Coloque as rodelas de tomate e de queijo fresco em circulo em 4 pratos, ponha ao centro a alface e polvilhe com o miolo de nozes picado. Prepare o molho numa tigela. Misture a mostarda com o vinagre e mexendo bem, junte o azeite em fio mexendo sempre. Junte as ervas aromáticas escolhidas picadas, tempere de sal e pimenta mexa bem, regue a salada e sirva. Acompanhe com fatias de pão escuro.

Receitas utilizando sobras

Massa com sobras de frango assado

Ingredientes (4 pessoas):

    ½ frango assado

    4 tomates bem maduros

    3 dentes de alho

    4 colheres de sobremesa de azeite

    1 colher de chá de orégãos

    300g de massa cortada (macarrão)

    Salsa picada, sal e pimenta q.b.


Preparação:

Limpe o frango de pele e ossos e desfie. Descasque os alhos, esmague-os e deite-os para um tacho juntamente com o azeite, os tomates limpos de pele e um pouco de água. Junte os orégãos, tempere com um pouco de sal e pimenta e deixe cozinhar durante 10 minutos. Reduza tudo a um puré, com a varinha mágica, de modo a obter um molho de consistência cremosa. Separadamente, coza a massa em água a ferver durante 12 minutos. Depois escorra e junte a massa ao molho de tomate. Junte o frango desfiado, misture e sirva polvilhado com salsa picada.

Queques de peixe

Ingredientes (5 pessoas):

    200g de sobras de peixe cozinhado (qualquer tipo de peixe, cozido, frito,
    grelhado, estufado ou assado) limpo de pele e espinhas

    ½ cebola

    1 raminho de salsa picada

    3 colheres de sobremesa de azeite


Massa:

    250g de farinha

    2dl de leite magro

    1dl de óleo de girassol

    2 ovos

    1 colheres de chá de fermento em pó

    1 pitada de sal

    Margarina vegetal para untar e farinha para polvilhar


Preparação:

Descasque a cebola, pique-a e deite num tacho juntamente com o azeite. Acrescente um pouco de água e deixe cozinhar a cebola até esta ficar macia. Junte o peixe bem desfiado e a salsa e misture bem. Verifique o tempero e desligue o lume. Pré-aqueça o forno a 180 ºC e barre pequenas formas com margarina vegetal e polvilhe com farinha. Deite no copo do liquidificador o leite, o óleo, os ovos, o sal e bata. Posteriormente, junte a farinha e o fermento e bata muito bem. Deite um pouco de massa em cada forma e junte uma colher da mistura de peixe. Cubra com mais um pouco de massa, mas sem encher demasiado as formas. Leve ao forno durante 20 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco e sirva morno ou frio com uma salada.

Sopa de feijão com espinafres

Ingredientes (5 pessoas):

    500g de sobra de feijoada (qualquer tipo)

    1 litro de água

    300g de espinafres limpos

    5 colheres de chá de azeite

    Sal q.b.


Preparação:

Deite a feijoada no copo do liquidificador, junte metade da água e bata. Retire o preparado e coloque num tacho. Junte o resto da água (adicione água quente, assim ferve mais rápido, minimizando o gasto de gás ou eletricidade) e leve ao lume, deixando ferver. Verifique o sal e junte os espinafres e deixe cozer durante 3 minutos. Desligue o lume e tempere com o azeite.

Bolo salgado de pão e legumes

Ingredientes (5 pessoas):

    1kg de sobra de pão seco ou fresco (qualquer tipo de pão)

    1 litro de leite magro morno

    5 ovos

    3 colheres de sopa de amido de milho

    1 cebola

    1 raminho de salsa picada

    600g de sobras de legumes cozidos (brócolos, couve flor, feijão verde, couve, cenoura, nabo, etc.)

    3 colheres de sopa de margarina vegetal

    Margarina vegetal para untar a forma


Preparação:

Corte o pão em pedacinhos, deite-o para uma tigela e regue com o leite. Corte os legumes que tiver, em pedacinhos. Pré-aqueça o forno a 180 ºC e barre uma forma com margarina. Junte ao pão a cebola picada, a salsa, as gemas de ovo e o amido de milho e mexa muito bem. Verifique o tempero e junte os legumes. Por último junte as claras em castelo, misture delicadamente e deite na forma. Leve ao forno durante 20 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire, desenforme e sirva morno ou frio.

Pudim de pão com laranja

Ingredientes (8 pessoas):

    16 fatias de pão

    4 maçãs

    2 laranjas

    4 ovos

    150g de açúcar

    7,5dl de leite

    1 colher de chá de canela

    Açúcar e canela para polvilhar

    Margarina vegetal para untar


Preparação:

Ligue o forno a 180 ºC e barre a forma com um pouco de margarina vegetal. Retire a raspa às laranjas e o sumo, lave as maçãs e rale-as com a casca. Coloque na forma uma camada de fatias de pão e regue-as com metade do sumo das laranjas. Cubra com a maçã ralada, polvilhe com a canela e cubra com o resto das fatias do pão e regue com o resto do sumo. Numa tigela misture os ovos com o açúcar e a raspa da laranja. Junte o leite em fio mexendo sempre. Deite em cima do pão e deixe repousar durante 20 minutos. Polvilhe com açúcar e canela e leve ao forno cerca de 45 minutos. Retire, deixe arrefecer e sirva.

Tortilha de legumes no forno

Ingredientes (6 pessoas):

    6 ovos

    1 alho francês

    1 cenoura ralada

    1 cebola

    ½ pimento vermelho

    ½ pimento verde

    1 courgette pequena

    2 batatas médias

    Coentros picados

    Sal e pimenta q.b.

    4 colheres de sobremesa de azeite


Preparação:

Comece por cortar os legumes e faça um pequeno estufado com o azeite e deixe amaciar os legumes. Tempere com os coentros picados. Corte as batatas às rodelas e coza. Bata os ovos e tempere com sal e pimenta. Coloque num recipiente próprio para ir ao forno uma camada de batatas às rodelas, por cima coloque uma camada de legumes e por fim regue tudo com os ovos batidos. Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC, durante mais ou menos 30 minutos.

Um exemplo de substituição do tipo de peixe

Medalhões de cherne com laranja

Ingredientes (4 pessoas):

    600g de lombos de maruca limpos de pele e espinhas

    1 cebola

    2 dentes de alho

    1 folha de louro

    2 laranjas

    4 colheres de sobremesa de azeite

    1 raminho de salsa ou coentros picados

    Sal q.b.


Preparação:

Ligue o forno a 180 ºC. Corte os lombos de maruca em 8 porções, descasque a cebola e os alhos e pique tudo. Deite e espalhe num prato próprio para ir ao forno o picado de cebola e alho e coloque a maruca por cima temperada de sal. Junte o sumo das laranjas, regue com o azeite, junte o louro, cubra com papel de alumínio e leve ao forno durante 20 minutos. Sirva polvilhado com salsa ou coentros picados. Esta receita também pode ser preparada no tacho tapado e cozinhado em lume brando.


NOTA: A textura da maruca é muito semelhante ao cherne, o que permite fazer esta substituição sem que dê pela diferença. O preço sim será bem diferente, pois a maruca possuí um preço consideravelmente mais baixo!