Conservar

Uma adequada conservação dos alimentos deve ter início logo no momento da compra. Ao colocar as suas compras nos sacos lembre-se que os sólidos e/ou os de maior peso devem ficar no fundo e os mais frágeis à superfície. Para os produtos refrigerados e congelados, idealmente, deviam ser transportados em sacos térmicos de modo a manter a temperatura até chegar a casa.


Tenha sempre em atenção o modo de conservação indicado na embalagem, bem como o prazo de conservação depois de aberta. Em casa, não se esqueça que os alimentos que necessitam de conservação no congelador ou no frigorífico são os primeiros a ser armazenados.


Os restantes géneros alimentícios, que não necessitam de conservação no frio, devem ser armazenados na despensa , sendo este um local que deve ser fresco, seco e sem exposição solar. É importante ter a sua despensa organizada, estando os alimentos agrupados por famílias (ex: bebidas, conservas, batatas/cebolas, arroz/massa, leite...)


As conservas ou enlatados, depois de abertos, se não forem utilizados na sua totalidade devem ser armazenados no frigorífico. No entanto, o seu conteúdo deve ser retirado da embalagem de origem e colocado num recipiente adequado antes de colocar no frigorífico.