E no congelador?

Ao contrário do frigorífico, no congelador (6) é indiferente o local onde se colocam os alimentos, pois a temperatura deve ser uniforme. No entanto, antes de “congelar” os alimentos deve seguir os seguintes procedimentos:


  • Hortícolas – devem ser lavados, retiradas as partes não comestíveis e podem ser cortados. De modo a destruir as enzimas, reduzir os microrganismos e para manter a cor aconselha-se a escaldá-los durante 2 minutos e de seguida passa-los por água fria, retirar a humidade e acondicionar corretamente nas porções necessárias.

  • Carne – quando possível deve retirar pele, gordura visível e ossos.

  • Peixe – deve escamar, retirar as vísceras, limpar e lavar.

Os alimentos devem ser congelados em porções, ou seja, na quantidade que vai utilizar para uma refeição. Os alimentos congelados devem ser acondicionados em embalagens identificadas, datadas e próprias, de modo a evitar alterações como a “queimadura de frio”, que seca a superfície do alimento formando uma crosta esbranquiçada, diminuindo a sua qualidade. Os alimentos após terem sido descongelados nunca devem voltar a ser congelados. Dependendo das características dos alimentos, o seu tempo de vida em congelação será diferente.


Mas não se esqueça que com o passar do tempo os alimentos perdem sabor, cor, textura e valor nutricional!


Tempos de conservação recomendados
para alimentos no congelador a -18ºC
Marisco 3 meses
Peixes gordos 3 meses
Peixes magros 6 meses
Pão 3 meses
Bolos 3 meses
Frango e aves de caça 10 meses
Carne de vaca 12 meses
Hortícolas 12 meses